Publicado em

Tudo o que você precisa saber sobre tecnologia nos tecidos esportivos

blog-cabo-verde-tecidos-categoria-fio-microfribra-dry

Antes de falar sobre tecidos esportivos é importante entender um pouco mais sobre as fibras químicas que dão origem aos tecidos esportivos.

As fibras químicas, sejam artificiais, provenientes de tratamento químicos feitos em matérias primas naturais, ou sejam sintéticas, provenientes do petróleo. São as fibras desenvolvidas pelo ser humano para chegar o mais próximo possível das características das fibras naturais.

As principais fibras químicas sintéticas utilizadas na confeccção de tecidos esportivos são náilon (poliamida), poliéster (tergal) e elastano.

Para desenvolver a fibra, tudo começa em um polímero, a macro molécula que é a base da estrutura da fibra. Com base nessa cadeia molecular são originadas as características da fibra, e depois o fio e depois o tecido. Estas características são muito importantes para diagnosticar a resistência, flexibilidade, maciez e o quanto de água irá absorver ou não. Se no desenvolvimento em laboratório alguma coisa mudar neste processo do polímero, o resultado será um tecido com características diferentes, e é com base nestes testes que a indústria têxtil avança cada vez mais a cada dia.

A microfibra é o resultado de um destes avanços, ela é uma fibra tão fina que além de trazer leveza aos tecidos também possui outras características marcantes como toque macio, secage rápida, baixo encolhimento, não amassa, tem bom caimento, bom isolamento ao ventro e frio.

O desenvolvimento de um tecido esportivo depende de todas estas características das fibras químicas, ou seja, é muito difícil dizer que um tecido é melhor que o outros sem comparar suas características finais.

O mercado têxtil sempre colocou o poliéster como um tecido barato e de qualidade inferior, se comparado a poliamida. Hoje podemos afirmar que existem tecidos de poliéster com qualidade superior aos de poliamida e com um ótimo custo benefício. Principalmente se o tecido for uma microfibra de poliéster ou uma microfibra de poliamida, pois as microfibras são superiores em qualidade.

Aqui na Cabo Verde tecidos possuímos diversos tecidos de fabricação própria e de ponta de estoque confeccionados com microfibra de poliamida e de poliéster com e sem elastano. Venha conferir pessoalmente nossa ponta de estoque e acesse nossos site para conhecer nossas opções de dry de microfibra de fabricação própria.

microfibra-dry-wide-cabo-verde-tecidos