Publicado em

O que é beneficiamento têxtil? Quais são as etapas deste processo?

beneficiamento-textil-blog-cabo-verde-tecidos

O objetivo do beneficiamento têxtil é melhorar as características das fibras, fios e por consequência do tecido final. Destacamos aqui os beneficiamentos têxteis mais utilizados na indústria, porém, existem outros beneficiamentos que são feitos em processos adicionais, para resultados específicos de acordo com o processo de produção de cada tecido.

Limpeza

No início do processo é fundamental limpar a matéria-prima, eliminando sujeiras e gordura (principalmente das fibras naturais). Em cada tipo de fibra é feita uma preparação diferente para o processo seguinte.

Desengomagem

Responsável por retirar produtos que foram adicionador ao urdume para aumentar sua rigidez durante o processo de tecelagem. Normalmente a desengomagem é feita com produtos químicos ou bioquímicos. Engomar o tecido só auxilia nesta etapa, nas etapas seguintes precisamos que o tecido absorva os materiais utilizados para que as etapas seguintes façam sentido, por isso é feita a desengomagem.

Alvejamento

Fibras celulósicas de origem natural apresentam uma coloração amarelada, por isto, nesta etapa é feito um branqueamento químico. Este processo também auxilia em remover impurezas e preparar o tecido para as próximas etapas.

Branqueamento Óptico

Este processo é utilizado para somar esforços ao alvejamento feito anteriormente. Nesta etapa é adicionado um produto químico que reflete raios azulados e violáceos para inibir a ação da tonalidade amarela presente no tecido. Por esta razão muitos tecidos brancos brilham no escuro quando submetidos a luz negra de casas noturnas.

Navalhagem

É um tipo de corte feito nas fibras salientes da superfície do tecido. Este processo serve para evitar um tecido de toque áspero e eliminar possíveis problemas na etapa de estamparia.

Flambagem

Outra opção para eliminar as fibras salientes é a flambagem. Ela tem a mesma função da navalhagem, mas seu processo é feito através da queima do tecido.

Prefixação

Este processo é utilizado para evitar encolhimento e alongamento do tecido. Muito utilizado em fibras sintéticas, ele serve para evitar que o tecido quando aquecido tenha distorções. A ideia de prefixar o tecido é submetê-lo a temperaturas altíssimas para já deixar ele ”acostumado”.

Tinturaria

Neste processo, o tecido recebe corantes para chegar em sua coloração final. Os corantes podem ser químicos ou naturais.

Estamparia

O processo de estamparia é feito posteriormente ao de tinturaria e tem como objetivo ”imprimir” desenhos no tecido. Existem diversos tipos de processos que resultam em um tecido estampado, cada um deles deve ser analisado com critétiro para resultar no melhor resultado possível com custo benefício compatíveis.

Processos adicionais

Com o tecido praticamente pronto, é possível adicionar tratamentos extras para obter o resultado desejado como flanelagem, antifogo, antimanchas, impermeabilização, entre outros.

Com base nesses processos produzimos nossa linha de fabricação própria. O objetivo da Cabo Verde Tecidos é desenvolver tecidos de qualidade com o melhor custo benefício para nossos consumidores.