Publicado em

Como fazer o enfesto perfeito

como-fazer-o-enfesto-perfeito-blog-cabo-verde-tecidos

O enfesto é uma etapa muito importante dentro de uma confecção. Este processo agiliza o corte dos tecidos de acordo com o molde de roupa planejado.

Realizar um enfesto requer muita atenção, principalmente sobre o avesso e o direito do tecido utilizado, para que a modelagem possa ser cortada corretamente, quando não for simétrica.

Tipos de enfesto

Exisem três tipos principais de enfesto: direto, folha a folha e face a face.

O processo direto facilita quando o direito e o esquerdo do tecido fica sobreposto e você pode cortar simultaneamente os dois lados do modelo. O risco de variar tonalidade existe, pois são partes distintas, mas neste caso, a agilidade é o fator determinante.

O processo folha a folha, também conhecido como orientado, e consiste em separar as partes do molde em duas ou mais pilhas , a fim de formar pares. Para executar o corte, demora o dobro do tempo, mas é bem mais assertivo em modelos que requerem mais dedicação e consequentemente há menor risco de variar tonalidade.

O processo face a face serve para tecidos que precisam formar pares. São separadas em pilhas diferentes e o risco de ter variação de coloração é maior.

Principais cuidados

Antes de ser realizado o corte, o tecido deve ser estendido em uma mesa de corte em camadas planas e alinhado para descansar. Este processo de descanso minimiza deformações e encolhimentos. Estirar e enrugar o tecido podem estragar todo o processo de enfesto. Evite tensionar o tecido na hora de desenrolar ele para que ele retorne facilmente á sua estabilidade dimensional.

Controlar desperdício nas extremidades, na hora de posicionar o molde é fundamental para enfesto sustentável. No caso de tecidos de ponta de estoque, vale localizar os defeitos presentes para que eles sejam removidos e não atrapalhem na modelagem. Cuidado ao casar uma das laterais do tecido para que não falte nenhum pedaço ou pegue a parte das marcações na ourela do tecido.

Pesquise antecipadamente sobre o processo de enfesto em cada matéria-prima. No caso de enfesto em tecidos de Lycra, o ideal é deixar o tecido descansar por 36 horas antes de enfestar. Não ultrapassar 40 folhas de enfesto ou 15 cm de altura.

A faca do enfesto deve ser bem afiada, falhas na hora do corte podem resultar na perda desnecessária de material têxtil.

Formas de enfestar

Existem 3 formas de realizar o enfesto: enfesto manual, enfesto mecânico e enfesto elétrico.

O enfesto manual é feito de forma artesanal com duas pessoas responsáveis. Uma realiza o casamento lateral do tecido e a outra faz o enfesto.

O enfesto mecânico utiliza uma máquina enfestadora, responsável por transportar o rolo de tecido de um lado para o outro da mesa de corte. Para realizar este processo é necessário um enfestador e um auxiliar.

O enfesto elétrico utiliza um carrinho elétrico programado por computador. Neste processo apenas uma pessoa é responsável pelo processo para acompanhar e realizar o controle de qualidade.

Informações fornecidas por UnB (Centro de Apop ao Desenvolvimento Tecnológico)