Publicado em

Motivos e Padrões de Estamparia e Tecelagem

tecido-canelado-listrado-blog-cabo-verde-tecidos-padroes-e-motivos-estamparia-tecelagem

Inicialmente os padrões de estamparia retratavam imagens do cotidiano. Na pré história, o homem fazia pinturas rupestres nas cavernas para retratar o que acontecia em sua vida, na tecelagem e na estamparia não foi diferente. Antigamente os padrões mais comuns eram flores, frutas e animais. Com o tempo outros padrões de estamparia surgiram e hoje temos uma lista infinita de motivos para estampar e tecer.

Confira a lista de motivos e padrões de estamparia que destacamos para vocês:

  • Floral: O motivo mais estampado na Índia, onde tudo começou. O floral dominou a estamparia até o fim do século XVIII e ganhou destaque graças ao movimento artístico chamado Art Nouveau. A Art Nouveau valorizava temas da natureza de uma forma artística e estilizada.
  • Geométrico: Nos séculos XVII e XVIII o gosto europeu por motivos geométricos dividia espaço com os que preferiam estampas florais. A Art Dèco foi o movimento artístico que influenciou motivos geométricos na arquitetura, no mobiliário, nas artes aplicadas, e também na estamparia. A Art Dèco surge como forma de oposição ao rebuscado Art Nouveau, tudo é mais simples, com linhas retas, simetria, geometria, um estilo mais básico.
  • Animal: O famoso animal print, é destaque na moda desde sempre. Há indícios de tecidos de pele de animal, portanto com sua estampa natural, há mais de 5 mil anos. Os egípcios usavam pele de onça, por exemplo. Hoje a pele de animal foi substituída por tecidos estampados com sua padronagem.
  • Abstrato: A arte moderna influenciou as estampas abstratas, no fim do século XIX e início do século XX. Os motivos não seguem um padrão, são pinceladas livres, borrões, rabiscos em meio a combinação de cores inusistadas.
  • Figurativo: A estampa figurativa traz a representação da figura humana. Toile de Jouy é o nome dado a tecidos estampados inspirados na literatura e na arte que eram produzidos na cidade francesa Jouy-en-Josas. O resultado era uma tapeçaria, ou melhor um quadro, para vestir, uma inovação para a época.
  • Listras: Uma forma de variação, começou com a mistura de diferentes cores no tear, mas seguiu como opção para estamparia também. Antes do Renascimento as listras eram democráticas, todas as classes sociais as usavam. Depois, os motivos listrados eram sinônimo de vestes de bandidos, doentes contagiosos, condenados, prostitutas, músicos, malabaristas, uniformes de domésticas, roupas de escravos e loucos. As listras também estampavam pijamas e lençóis para dormir. No século XVIII as listras viram sinônimo de juventude, liberdade e amor e atingem seu ápice. Nos anos 1920 elas ilustram roupas de banho e hoje todos usam listras.
  • Cashmere: Original da Caxemira (Himalaia), um desenho riquíssimo e estilizado inspirado na folha de palmeira que começou como estampa e logo influenciou bordadeiras a fazer bordados e brocados.
  • Xadrez: Assim como as listras, o xadrez surgiu nos teares e foi para a estamparia posteriormente. São diversos tipos de padronagens como príncipe-de-gales, pied-de-poule, vichy e tartan.
  • Tweed: O tweed é mais do que uma padronagem, é um tecido (de lã) áspero de inverno com efeito colorido. O nome tweed vem do rio que separa a Inglaterra da Escócia.
  • Olho-de-perdiz: Um tipo de tweed macio e mais fino (de lã ou seda) representado por um desenho geométrico de bolinhas, semelhantes a um olho de uma ave chamada perdiz.
  • Risca-de-giz: Modelo clássico da alfaiataria que consiste em listras brancas a cada aproximadamente 2 cm do tecido. Normalmente confeccionado em cores mais escuras e mais sérias, foi difundido no cinema americano por volta dos anos 20.
  • Espinha de peixe: Uma padronagem com letras ”V” encavaladas formando um efeito visual de ziguezague. Inicialmente produzida com fios de linho e algodão, hoje é visto em tecidos de lã e seda também.
  • Poás: A famosa padronagem de bolinhas miúdas querida por todos ao longo da história.

Se você gosta de estampas e padrões variados, aproveite para garimpar na nossa ponta de estoque. Lá você encontra grande parte das padronagens citadas acima em oportunidades únicas.

Nossa loja fica na Rua Bresser, 499, no Brás, na cidade de São Paulo.

malha-canelada-listrada-viscose-cabo-verde-tecidos-1