Em 1519, quando os navegantes portugueses estavam chegando ao Brasil, o algodão selvagem era abundante. Na época, este algodão era cultivado, fiado e tecido por índios para a confecção de redes, vestimentas e tochas.
O algodão brasileiro naquela época não tinha uma qualidade muito alta, e para aperfeiçoar o algodão foram trazidas outras espécies da planta, vindas do Oriente, que já era famoso por sua produção há muitos anos. Essas novas versões de algodoeiro foram cultivadas, por volta do século XVIII, principalmente o norte e no nordeste em locais como Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Ceará.
Naquela época, o tecido de algodão mais desenvolvido no Brasil era a chita, a chita faz referência aos tecidos da região de Alcobaça em Portugal, trazidos ao Brasil como inspiração. Na verdade este tecido foi inspiradas nos exóticos tecidos orientais, principalmente indianos.
A chita era o tecido mais comercializado no Brasil devido ao seu baixo custo, suas estampas coloridas que remetiam a cultura brasileira e também ao seu frescor, sendo um tecido muito mais adequado ao clima brasileiro. A chita vestia escravos, operários e colonos. Mais tarde virou item para decoração de casa .
Com a Revolução Industrial do século XIX, Portugal passou a intermediar a exportação de algodão brasileiro para abastecer as fábricas têxteis inglesas. E assim durante muitos anos o Brasil virou exportador de commódities para a Europa. Portugal proibiu o Brasil de desenvolver sua indústria têxtil naquela época, para amenizar a concorrência com a Inglaterra e conseguirem desenvolver sua indústria local. Em 1808, Dom João VI, pois fim ao monopólio português e abriu as fronteiras brasileiras a “todas as nações amigas.”
Segundo o IBGE, em 2007, o Brasil é o quinto produtor mundial de algodão do mundo. Mato Grosso responde por metade da produção nacional. Este cenário se mantém até hoje.
O algodoeiro é uma planta que auxilia a rotação de lavoura. Normalmente para evitar o surgimento de pragas, a produção de algodão substitui a da soja. Apensar de seu alto custo de produção, sua lucratividade também é alta.
Aqui na Cabo Verde Tecidos trabalhamos com diversos tipos de malha 100% algodão em nossa linha de fabricação própria, além de outras opções na nossa ponta de estoque provenientes dos melhores fornecedores têxteis do mercado.